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Por que é essencial criar um site?

Preciso criar um site?

Se você já se perguntou “por que a criar um site é importante hoje em dia?”, saiba que não é a única pessoa do mundo com essa dúvida.

Com tantos marketplaces, redes sociais e apps de mensagens instantâneas na palma de nossas mãos, faz sentido tentar criar uma empresa sem a criar um site?

Sem um site, você vai perder muitas oportunidades de crescimento.

Vamos ajudar você a descobrir quais são as vantagens de criar um site e como sua empresa pode crescer ainda mais com um site bem desenvolvido.

Listamos neste artigo algumas vantagens de ter um site divulgado na internet.

Talvez você tenha dúvidas de porquê ter um site é tão importante assim. Ou talvez você já saiba que seu negócio precisa de um, e está lendo este texto só para confirmar que essa é a escolha certa para sua empresa.

Independente do motivo, esperamos que as 8 razões abaixo mostrem porque ter um site é crucial para seu crescimento na internet.

Você pode alcançar novos públicos

Já se foi a época em que seu negócio só era conhecido por seus vizinhos e pelas pessoas que liam seu anúncio na lista telefônica.

Não sabe o que é uma lista telefônica? Não se preocupe – com um site seu negócio pode ser encontrado por muito mais pessoas, a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo.

Graças aos mecanismos de busca, até donos de microempresas podem conquistar visibilidade global.

Veja por que ter um site ajuda você a alcançar mais pessoas:

Através da criação de um site sua empresa pode ser encontrada através de pesquisas orgânicas.

Trabalhando com consistência e usando as palavras-chave certas, sua estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca) pode trazer muitos resultados por conseqüência.

O SEO ajuda seu site a aparecer nos resultados

Quando os usuários fazem pesquisas no Google ou em outros buscadores. Em outras palavras quanto mais aprimorado for seu SEO, mais visível seu site será.

Essa é uma forma de ser alcançar novos clientes que tem ótimo custo-benefício. Para saber mais, leia nosso guia sobre como atrair visitantes gratuitamente para seu site.

Sites podem ajudar na divulgar sua localização. Se sua empresa tiver uma sede presencial, como uma loja ou um escritório, então você com certeza precisa aparecer nos resultados quando as pessoas fizerem pesquisas na internet. Dessa forma, clientes em potencial vão poder fazer uma visita e fechar negócio com você.

Além de literalmente colocar seu negócio no mapa, seu site é um dos melhores lugares para mostrar o que sua loja ou seu escritório têm a oferecer ao público.

O site é parte do seu funil de marketing

Se você está divulgando sua marca nas redes sociais ou pagando para exibir anúncios nessas plataformas, você vai precisar de um site para saber se os leads estão realmente interessados na sua empresa.

Repare na forma que você mesmo interage com as empresas antes de fazer uma compra – é importante para você saber mais sobre o negócio antes de finalizar o processo?

Você vai ganhar credibilidade

Uma das maiores vantagens de ter um site é que ele contribui muito para construir a credibilidade da sua pequena empresa.

Como empreendedor, você sabe muito bem do ótimo produto ou serviço que sua empresa oferece – e agora precisa mostrar essa qualidade para as pessoas fora da sua organização também. Criar um site vai ajudar você a demonstrar tudo que seu negócio tem a oferecer.

Você estará 100% no controle do visual do seu site e essa presença online vai ajudar sua empresa a construir credibilidade. Veja como:

Seus concorrentes já têm sites

As pequenas empresas geralmente têm que trabalhar pesado para ganhar visibilidade. Em qualquer nicho de mercado, é muito provável que você tenha concorrentes disputando pelos mesmos clientes que você.

Para garantir que seus produtos e serviços ganhem visibilidade, você pode criar um site que se destaque da concorrência e apareça entre os primeiros resultados em pesquisas no Google.

Mesmo que sua empresa tenha uma loja física e uma legião de clientes fiéis, se você não tiver um site, seus competidores vão abocanhar as novas oportunidades de negócio no seu lugar.

Um site é o lugar perfeito para mostrar avaliações dos seus produtos e serviços

A verdade é que as pessoas vão opinar sobre sua empresa, tendo você criado um site ou não. Mas, se você tiver uma página própria, ela vai ser o local perfeito para usar as avaliações positivas a favor do seu negócio.

Se seu site for o lugar perfeito para encontrar e ler opiniões sobre seus produtos, os clientes vão perceber que sua empresa é confiável.

Além disso, as avaliações vão ajudar você a melhorar o produto ou serviço oferecido. Se os reviews que os clientes escrevem são postados na sua página, você terá ainda mais motivação para oferecer uma experiência impecável aos fregueses.

Você pode construir a sua marca

Se sua marca já faz sucesso nas redes sociais, você deve estar se perguntando “por que a criar um site para construir minha marca? Será que posso fazer tudo pelas redes sociais?”

A resposta para essa pergunta vai depender dos seus objetivos. As redes sociais podem fazer com que os clientes consigam identificar sua marca, mas um site vai garantir a longevidade dela.

Criar um site para sua pequena ou microempresa permite que você esteja 100% no controle do visual, do tom de voz e dos valores que sua empresa que mostrar aos clientes.

Quer saber mais sobre porque criar um site é tão importante para a construção de uma marca? Conheça estes três motivos:

O design fica a seu critério

Você pode criar o site sozinho ou contratar um desenvolvedor para isso. Em qualquer um dos casos, você pode escolher cada detalhe do site – da paleta de cores ao estilo da fonte – para que ele atenda perfeitamente às necessidades o seu negócio.

Quando estamos construindo uma marca, consistência é fundamental. Criar um site 100% personalizado vai ajudar sua marca a ser facilmente identificada pelos clientes.

Um lugar para todos os seus produtos.

Graças aos marketplaces e plataformas de venda, muitos vendedores podem estar com a dúvida “por que ter um site se posso vender em páginas de terceiros?”

Bom, o site da sua empresa é o lugar onde você vai poder mostrar melhor seus produtos. Vendendo em outra plataforma, você terá que fazer muito esforço para se destacar entre outras empresas.

Com um site próprio e bem-projetado onde vender suas mercadorias, você poderá dessa maneira criar uma marca reconhecível dentro do seu e-commerce.

Ajuda sua marca a desenvolver uma voz própria.

A identidade de marca é composta tanto de elementos visuais quanto da forma como sua empresa interage com os clientes. Como você dá as boas-vindas aos visitantes do site? Como você descreve seus produtos e serviços?

Estar em contato com as pessoas é muito importante para pequenas empresas, e a forma mais fácil de fazer isso, na internet, é tendo um site onde você mesmo crie todos os textos – descrições de produtos, instruções de pagamento, mensagens de boas-vindas e agradecimentos, entre muitas outras importantes formas de comunicação.

Leitura recomendada: Os 14 Melhores Exemplos de Site Para Empresa de 2021

Ajuda você a fazer o atendimento aos clientes

É maravilhoso ver nosso próprio negócio crescer e alcançar mais pessoas, mas sejamos honestos: a vida de um empreendedor é muito atarefada – então é sempre bom poder compactar a lista de tarefas, não é?

Criar um site pode ajudar você nisso. Ao invés de ter que dedicar o dia inteiro a responder perguntas dos clientes, seu site pode ser um ótimo lugar para explicar passo-a-passo como seu negócio funciona e fornecer informações para que seus clientes sanem as dúvidas sem precisar entrar em contato com o suporte.

Para ter mais tempo para dedicar às outras necessidades do seu negócio, crie um site rico em informações que seja muito acessível e fácil de entender. Estas são algumas dicas para fazer isso:

Crie uma página com suas informações de contato.

Pode ser uma página separada ou apenas uma seção (caso você prefira ter um site de uma página só): você precisa criar um espaço para incluir as suas informações de contato no layout.

Para permitir que os clientes perguntem qualquer coisa à sua empresa, você pode criar um formulário de contato ou simplesmente fornecer seu endereço de e-mail. Isso vai ajudar os clientes a falarem com você com mais facilidade, sem precisar falar ao telefone.

Outra opção é criar um chatbot. A inteligência artificial é o futuro, e hoje em dia os chatbots já são bem eficientes – eles ocasionalmente conseguem resolver alguns problemas urgentes dos clientes.

Evite os problemas

Textos bem-pensados, chatbots inteligentes e avaliações detalhadas podem ajudar você a evitar problemas.

Quanto mais informações úteis seus clientes puderem ver antes de fazer a compra, melhor. Pense em formas eficientes a fim de oferecer informação sobre produtos e serviços no seu site.

Como pequeno-empreendedor, com toda a certeza você quer evitar os problemas que acabam custando muito dinheiro e tempo para serem consertados. Um site informativo pode impedir vários tipos de erros.

Permite que você faça experimentações

Para micro e pequenas empresas, com toda a certeza há muitas vantagens práticas em ter um site. Mas, além disso, seu site também pode ser uma fonte de informações preciosas.

Se você se interessa em conhecer os hábitos de consumo dos usuários de internet, então com certeza precisa criar um site. Com ele, você vai poder coletar dados e aprender muito sobre as pessoas que fazem negócio com sua empresa.

Além das ferramentas de análise de dados que podem ser usadas quando temos um domínio próprio, existem outras formas de fazer experimentações com seu site. Estas são algumas delas:

Produtos exclusivos para a internet.

Tem um produto inovador e não sabe se ele vai combinar com o restante das mercadorias da sua coleção?

Você pode fazer um teste ou pesquisa no seu site primeiro a fim de coletar informações. Muitas lojas virtuais criam produtos desse tipo, exclusivos para a internet, que não são vendidos em nenhuma loja física.

A depender do seu modelo de negócio, você pode evitar prejuízos com estoque e armazenamento testando os produtos no site primeiro.

Estratégias de marketing

Marketing tem tudo a ver com experimentação. Você pode criar testes A/B para ver quais páginas têm melhor desempenho na prática, alternar botões de CTA nos e-mails e experimentar banners e pop-ups diferentes – são muitas possibilidades.

Sites são recursos maravilhosos para testar novas estratégias de marketing. Eles podem ser alterados com muita facilidade e são relativamente baratos com toda a certeza, tendo em mente que são uma ferramenta com potencial de alcançe global.

Recursos do design

Com muita facilidade, você pode usar plataformas de construção de sites para mudar o layout das suas páginas. Você tem muitas opções de personalização de elementos.

Precisa adicionar outra galeria de fotos à sua landing page? É fácil. Acha que os visitantes gostariam de ver algumas animações? É só adicioná-las à página.

Não estamos sugerindo que você mude seu site toda semana, mas o web design é fluido. Se você quiser experimentar novas funcionalidades, vai poder fazer alterações de forma muito descomplicada.

Sites são uma ferramenta de marketing

Quando seu site se torna parte do seu plano de marketing, você começa a atrair mais visitantes para seu negócio além disso passa mais credibilidade para futuros clientes além disso passa mais credibilidade para futuros clientes.

Imagine que o seu cliente está em uma jornada. Para ajudá-lo do início ao fim, seu plano de marketing precisa conduzir o usuário, sem nenhuma complicação, de uma etapa a outra. Sem um site, essa jornada terá um obstáculo e não poderá continuar da forma ideal.

Seja um omnichannel

Você pode estar pensando, “bem, o cliente pode simplesmente pegar um atalho durante a jornada”, mas saiba que, assim, o usuário pode perder parte importante da experiência.

À primeira vista, a palavra “omnichannel” pode parecer complicada demais para ser aplicada a uma pequena empresa, mas o conceito é bem simples: de forma bem geral, quando uma empresa vende em diversos canais ao mesmo tempo, ela tem um omnichannel.

Eles oferecem aos clientes uma jornada descomplicada e fácil de seguir. Independentemente de estarem comprando pelo celular ou em uma loja física, o processo é simples e agradável.

Turbine suas taxas de retenção.

Uma das maiores vantagens de ter um site é que eles são um ótimo incentivo para manter os clientes dentro dos seus canais. Você pode adicionar várias funcionalidades ao design para ajudar a manter os visitantes interessados.

Por exemplo, você pode permitir que os clientes criem listas de produtos desejados, adicionar um formulário para que os visitantes se inscrevam no seu newsletter e até mesmo conectar um blog ao seu site.

Enquanto você estiver oferecendo serviços fáceis de usar e úteis para o visitante, essas funcionalidades podem ajudar a aumentar o engajamento e a retenção.

Seu negócio vai estar disponível 24h por dia

Todo mundo precisa tirar um tempo para descansar. Mas a internet não precisa – ela nunca tira um dia de folga sequer. Esse é um dos principais motivos para todos empreendedores criar um site.

Se, mesmo com nossas dicas práticas, ainda não convencemos você de porque ter um site é tão importante, talvez essa ideia faça você mudar de ideia de vez: com um site, sua empresa estará aberta e pronta para fazer negócios 24h por dia, sem que você precise fazer esforços extras.

Você vai poder dormir 8 horas por noite enquanto seu site faz todo o trabalho. Estes são algumas das vantagens de ter um site próprio e poder vender a qualquer hora do dia ou da noite:

Alcance clientes no mundo inteiro

Você ainda não vende para outros países? Pode estar perdendo muitas oportunidades. Se você puder oferecer seus produtos e serviços em vários fusos horários, vai conseguir vender para clientes de vários países através do seu site.

Imagine que você está trabalhando do interior do Brasil e algum estudante de Angola queira comprar seu curso, ou um usuário da Noruega queira adquirir seu produto . Com um site como resultado é fácil vender globalmente.

Tire dúvidas dos clientes a qualquer momento

Se alguém quiser comprar seu produto às 3 horas da manhã, mas tem uma dúvida sobre ele, o que esse cliente pode fazer? Esperar até o horário comercial ou deixar uma mensagem no correio de voz?

Há uma opção mais simples. Ao invés de usar seu telefone de contato ou esperar, o cliente pode visitar seu site e encontrar a resposta para a pergunta, usar o formulário de contato ou enviar uma mensagem para o e-mail da sua empresa.

Tenha tempo para focar em outras tarefas

Como já sabemos, você é muito atarefado. Como empreendedor, você tem que tomar conta de tarefas em várias áreas diferentes – e, às vezes, é difícil cumprir as obrigações burocráticas da empresa e atender os clientes ao mesmo tempo.

Essa é mais uma das vantagens de ter um site: nos dias em que você não conseguir trabalhar na loja atendendo os clientes, seu site pode continuar funcionando perfeitamente, fechando vendas e recebendo pedidos.

Fonte:

Fonte: https://zyro.com/br/blog/por-que-ter-um-site/

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